É a prática voluntária de atividades físicas realizadas pelos trabalhadores coletivamente dentro do próprio local de trabalho durante sua jornada diária. O objetivo da ginástica laboral é evitar contusões e problemas de saúde relacionados ao trabalho.
Atualmente existem diferentes formatos de programas de ginástica, e quando se escolhe um determinado programa, fatores como ambiente de trabalho e o perfil dos funcionários devem ser criteriosamente avaliados.
Resultados que são observados rapidamente no ambiente de trabalho e que a atividade proporciona, é a redução da sensação de fadiga no final da jornada e o aumento na produtividade da empresa.
As esferas psicológicas e sociais também são beneficiadas por causa da ginástica, que contribuem no relacionamento social e o trabalho em equipe, desenvolvendo a consciência corporal.
A finalidade dessas atividades é a prevenção de lesões e usualmente baseia-se em técnicas de alongamento, distribuídas pelas várias partes do corpo e novas técnicas de posturas que ajudem os funcionários a ter uma uma rotina melhor e mais saudável.
É comprovado que a Ginástica Laboral é responsável pela redução de despesas por afastamentos médicos, lesões; e acidentes e perante os colaboradores e a sociedade, a imagem da instituição cresce e é elogiada.
Fonte: medicinadotrabalho.info