A Fisioterapia Domiciliar (home care) consiste no tratamento realizado no ambiente residencial do paciente. Algumas doenças, condições físicas e contra indicações, limitam o deslocamento do paciente de sua casa até a clínica de fisioterapia, porém, nesta categoria de serviço, o fisioterapeuta vai até a residência, auxiliando na promoção de saúde e levando a reabilitação e qualidade de vida ao paciente, sempre respeitando seus limites. O desgaste físico e emocional com o deslocamento, entrar e sair do carro ou trânsito intenso nas vias, podem interferir diretamente na recuperação desses pacientes.
Conhecida também como Fisioterapia Home Care (em inglês que significa "cuidados no lar"), surgiu com o objetivo de oferecer um tratamento individualizado a cada paciente, trazendo praticidade, e usando o ambiente mais confortável e familiar. O atendimento domiciliar traz segurança e é neste ambiente que a reabilitação se transforma em algo tranquilo e agradável, além de diversas outras vantagens.
É importante citar que para esse modelo de atendimento, não faltam recursos ao profissional. Existem técnicas e equipamentos que podem ser levados até o local de atendimento, de acordo com a necessidade do indivíduo, transformando o lar em um consultório funcional e completo, para que haja pleno restabelecimento da saúde do paciente. Podem ser necessárias algumas mudanças no ambiente, como colação de barras de apoio e redistribuição da mobília, para readaptar o paciente e garantir segurança.
O funcionamento da fisioterapia em home care é basicamente igual a fisioterapia convencional, porém com maior flexibilidade de horários com a finalidade de atender às necessidades de cada paciente. Em alguns casos, o paciente não tem condição de ser levado até a clínica e por essa razão é importante que o tratamento seja iniciado no conforto de sua casa e na presença de pessoas próximas.
As técnicas a serem utilizadas na fisioterapia em home care estarão de acordo com a avaliação do fisioterapeuta e com o diagnóstico do paciente.